Home

Parlamentares

Deputado Federal

Biografia


José Carlos Becker de Oliveira e Silva, Zeca Dirceu, 39 anos, nasceu em Umuarama, no Paraná, em 21 de junho de 1978. Filho de Clara Becker e José Dirceu de Oliveira e Silva, o Zé Dirceu. Zeca é solteiro e pai de Camila Becker, de 23 anos. Ingressou na política aos 18 anos, quando iniciou a organização do PT de Cruzeiro do Oeste. É formado em Ciências da Computação, pela Universidade Paranaense (Unipar).

Em 2004, se elegeu prefeito de Cruzeiro do Oeste, com 8.514 votos, 72% do eleitorado. Em 2005, com o destaque de sua gestão municipal, foi eleito presidente da Associação dos Municípios de Entre Rios (Amerios), entidade que congrega 32 cidades da região Noroeste do Paraná.

Como prefeito, adotou a educação como linha de frente do seu trabalho. Implantou, no município de Cruzeiro do Oeste, o ensino em tempo integral atendendo 70% dos alunos das escolas municipais. Os estudantes passaram a permanecer nas escolas por 8 horas diárias e a receber 4 refeições por dia. Além do curricular básico escolar, os estudantes também frequentavam aulas de artesanato, informática, canto, inglês, esportes. O que levou os estudantes a se destacarem tanto na região, quanto no Estado do Paraná.

Com os rumos da educação voltados para a qualidade do ensino, o trabalho foi notado fora dos limites da cidade. E Zeca Dirceu recebeu seu primeiro prêmio, como Prefeito Amigo da Criança pela Fundação ABRINQ - 2005 – 2006.

Zeca Dirceu foi reeleito prefeito de Cruzeiro do Oeste, em 2008, com 8.021 votos – 70% dos votos da população. E quatro anos depois, elegeu seu sucessor com 80% dos votos.

Ainda em reconhecimento a sua gestão, recebeu várias premiações, como o Prêmio Nacional Terra Fértil – Emater – 2008, pelo trabalho na área da agricultura; recebeu o título de Prefeito Empreendedor - SEBRAE – 2009, por implantar projetos com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município.

Com as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, o então prefeito conquistou o Prêmio Paraná Sorridente - Ministério da Saúde – 2009; e no mesmo ano, passou a ocupar a vice-presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Foi contemplado também com uma Menção Honrosa da Associação dos Conselheiros Tutelares do Paraná – 2010, por trabalhar pela garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Legislativo

Em março de 2010, Zeca Dirceu deixou a prefeitura de Cruzeiro do Oeste para concorrer ao cargo de deputado federal. Foi eleito, no dia 3 de outubro de 2010, com 109.565 votos, o segundo deputado mais votado do PT no Paraná.

No balanço da sua atuação parlamentar, em 2012, foi escolhido pela Revista Veja como o deputado federal mais atuante do Paraná e o décimo do Brasil. Zeca Dirceu também foi escolhido como vice-líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados e integrante da Comissão de Viação e Transportes, em seu primeiro mandato. Foi eleito o deputado federal mais atuante no "Melhores do Ano", realizado pela VS Pesquisas e Promoções, em 2013, na qual os premiados são escolhidos por voto popular, na cidade de Umuarama (PR).

Em 2014, disputou novamente ao cargo de deputado federal. Dessa vez, Zeca Dirceu foi reeleito com 155.283 votos, recebendo votos em mais de 200 cidades do Paraná. Com a reeleição, ele tornou-se o candidato mais votado do Partido dos Trabalhadores no Estado e conquistou a oitava posição no ranking entres os 30 deputados paranaenses eleitos.

No mesmo ano, recebeu o título de sócio emérito da ABM –Associação Brasileira dos Municípios, em razão da dedicação e contribuição às lutas municipalistas ao longo de sua trajetória política dentro e fora do Paraná.

Para o segundo mandato, o parlamentar escolheu a Educação e a Juventude como suas grandes prioridades. É presidente da Frente Parlamentar Mista para Ampliação dos Cursos de Medicina, por meio da qual travou uma luta pela criação de mais cursos e vagas para cumprir a meta do programa federal Mais Médicos, de formar maior número de profissionais na área médica. No Paraná, apoiou a autorização de mais quatro cursos de medicina nas cidades de Pato Branco, Guarapuava, Campo Mourão e Umuarama.

Em 2015, foi escolhido como relator do Plano Plurianual 2016-2019, que, na época, estabeleceu o valor de R$ 8,2 trilhões para serem aplicados no quadriênio. Foi a primeira vez em que o parecer alinhou o texto com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Também foram incluídas ações para lidar com a tragédia em Mariana (MG) e o combate ao mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Outro destaque foi a meta relacionada à habitação: disponibilizar 3 milhões de moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, é coordenador da região Sul da Frente Parlamentar Mista José Alencar pelo Desenvolvimento da Indústria Têxtil e da Confecção no Brasil e na Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas. Zeca Dirceu também é membro da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; suplente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle; e, pelo terceiro ano consecutivo, membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O parlamentar está entre os políticos considerados “ficha limpa”, pois não existem condenações, nem responde a processos ou denúncias em seu nome por corrupção.

Agora, o deputado assume seu terceiro, após mais uma eleição para deputado federal, com 77.306 votos, para fazer uma oposição responsável na luta pelos direitos e contra retrocessos no país.