Home

Parlamentares

Deputado Federal

Biografia


Zeca Dirceu, 44 anos, está em seu quarto mandato de deputado federal pelo PT e é líder da bancada do PT na Câmara. Foi prefeito de Cruzeiro do Oeste por dois mandatos (2004-2008) e fez uma gestão premiada. Na educação, implantou o ensino em tempo integral, atendendo 70% dos alunos das escolas municipais.

Em 2010 foi eleito deputado federal com 109.565 votos, e foi vice-líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Tem um trabalho de resultados com uma equipe técnica muito competente.

Continuando sua trajetória na política, o deputado federal disputou novamente as eleições para Deputado Federal em 2014, quando foi reeleito com 155.283 votos. Após a reeleição ele se tornou o candidato mais votado do Partido dos Trabalhadores no Paraná, ocupando a oitava posição no ranking de deputados eleitos na unidade federativa.

Para o segundo mandato o parlamentar escolheu a Juventude como prioridade, além de atuar fortemente na Saúde e na Educação. Foi Coordenador na Frente Parlamentar em defesa da Indústria Têxtil e na de Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas. Ocupou o cargo de vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, posição que já esteve por três vezes na casa. Zeca Dirceu também foi membro titular da Comissão de Orçamento e da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Em 2015 foi escolhido como relator do Plano Plurianual 2016-2019 e defende não só a causa municipalista, mas também é engajado nas questões de saúde e educação do Paraná, bem como apoia a reforma política, a democratização dos meios de comunicação e a valorização da juventude no meio político. Um homem público que exerce a boa política e deixa marcas de muitas conquistas nos municípios do Paraná, junto ao Governo Federal.

Zeca Dirceu sempre esteve do lado certo. Nos anos que esteve na oposição, defendeu fortemente o direito dos trabalhadores nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. Em votações históricas como as reformas trabalhista e da previdência, votou contra, permanecendo do lado dos trabalhadores. Defendeu a vacinação em massa da população durante a pandemia da Covid-19.

Em 2021 foi eleito pelo prêmio Congresso em Foco como o melhor deputado do estado e o maior defensor da educação. É ficha limpa, não responde a processos e nunca foi condenado. Já destinou mais de R$ 1 bilhão em recursos para mais de 200 municípios do Paraná. Com sua atuação forte, em 2022 foi eleito novamente deputado federal com 123.033 votos, sendo votado em quase todas as cidades do Paraná.