Home

Parlamentares

Deputada Estadual

Biografia


Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 1989, Cientista Política e agricultora familiar, Luciana Rafagnin começou sua caminhada nos movimentos sociais do Sudoeste paranaense, especialmente na organização das mulheres e no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Francisco Beltrão.

Foi eleita vereadora pela primeira vez em 1992, reelegeu-se em 1996 e concorreu pela primeira vez a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná em 1998, ficando como suplente. Em 2002, 2006 e 2010 foi eleita deputada estadual. Luciana retorna à Assembleia Legislativa em 2019 e em 2022 é novamente eleita com 46.823 votos para seu quinto mandato parlamentar de deputada estadual. Nesse novo mandato, Luciana é líder do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, vice-líder do Bloco PT/PDT, membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da Comissão de Turismo da Assembleia.

Luciana tem uma história ligada diretamente às lutas em defesa das mulheres, da saúde, da educação, da agricultura familiar, da inclusão social e do desenvolvimento regional. Foi autora da lei de criação do Hospital Regional do Sudoeste (HRS), importante conquista para a população do Sudoeste.

O exemplo de vida da deputada Luciana Rafagnin é um espelho para outras mulheres. Sua história mostra a importância da representatividade das mulheres na política e um incentivo para a participação cada vez maior da população do interior da política estadual.