Home

Parlamentares

Deputada Estadual

Biografia


Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) de Francisco Beltrão desde 1989, a deputada estadual Luciana Rafagnin é um espelho da participação da mulher na sociedade. Cientista política e agricultora familiar, ela começou sua caminhada de atuação pelos movimentos sociais do Sudoeste paranaense, especialmente na organização das mulheres e no sindicato dos trabalhadores rurais de Francisco Beltrão.

Criada na lida da roça, ela foi eleita vereadora pela primeira vez em 1992 — a primeira do PT no município. Reelegeu-se em 1996, foi duas vezes candidata pelo PT à prefeitura de Francisco Beltrão e concorreu três vezes a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2002, foi eleita a deputada estadual mais votada da história do Paraná até então, com 53.338 votos. Com esse resultado, fez também a segunda maior votação do Partido dos Trabalhadores. Foi a primeira mulher e primeira representante da agricultura familiar a assumir a Presidência da Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio, Turismo e Mercosul da Assembléia Legislativa do Paraná (2006).

Luciana foi reeleita deputada estadual em 2006 com 37.966 votos, sendo a mais votada do PT para a Assembleia Legislativa naquele pleito. Mas foi nas eleições de 2010 que ela consagrou sua maior aprovação popular, recebendo 54.277 votos. Para reforçar o valor da mulher na política, ela se dedica, atualmente, a fortalecer e contribuir para uma maior organização das mulheres, seja na instância partidária, seja na participação efetiva nas entidades do movimento social, nos conselhos de gestão pública, nos parlamentos e no Executivo.

Em fevereiro de 2007, Luciana foi eleita pelos colegas deputados para assumir a 2ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi a primeira vez em 60 anos de presença feminina na Assembleia que uma mulher assumiu um cargo dessa importância na administração do Poder Legislativo. Além de ter sido a primeira parlamentar do Partido dos Trabalhadores a ocupar uma função dessa importância na Casa de Leis do Paraná. Em 2009, reassumiu a presidência da Comissão de Agricultura da Assembleia e se firmou também como presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná.

Atualmente, exerce a função de líder da bancada do PT no Legislativo Paranaense. Luciana tem uma história de vida e de participação ligada diretamente às lutas em defesa das mulheres, dos idosos, das crianças, da educação, da saúde, da agricultura familiar e do desenvolvimento regional. Assim, é há anos defensora incansável do Hospital Regional do Sudoeste paranaense, dos investimentos públicos em habitação digna, da geração de emprego e renda, do combate à violência contra a mulher e à violência infantil. Ela vem colhendo os resultados dessa luta na forma de conquistas para a agricultura familiar e à população dos municípios em que tem atuação. Também vem abraçando causas como a da melhoria das condições de vida nos acampamentos e assentamentos de reforma agrária, em defesa das famílias atingidas pelas barragens no Paraná e pela qualidade do ensino e valorização dos professores, com melhoria salarial, novas contratações e a limitação do número de estudantes nas salas de aula da rede pública paranaense. Além disso: a aposentadoria das donas-de-casa e a aplicação da Lei Maria da Penha no combate à violência familiar e doméstica. O exemplo de vida da deputada Luciana Rafagnin é um reforço à auto-estima da mulher e um incentivo para a participação cada vez maior da população do interior nos rumos da política estadual. Espelha, também, a força e importância da atuação do PT.