Home

Parlamentares

Deputado Estadual

Biografia


A história de uma pessoa diz muito sobre ela. E a trajetória de José Lemos – o Professor Lemos – não deixa dúvidas: ele é um trabalhador que fez da defesa da classe trabalhadora o seu grande projeto de vida. Desde o seu ingresso, ainda na juventude, nos movimentos sociais, passando pela defesa da Educação e dos educadores como dirigente da APP-Sindicato, culminando na atuação como parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná.

Antes de ser professor, Lemos foi agricultor no oeste do Paraná. Lemos integrou a pastoral da juventude rural, dirigiu associação de agricultores e associação de moradores. Ao ingressar na Educação, atuou como funcionário de escola, professor e diretor. Filiado a APP-Sindicato, tornou-se presidente do Núcleo Sindical da APP de Cascavel. Em seguida, foi eleito dirigente estadual da entidade e, por duas gestões, foi presidente da APP-Sindicato.

Na APP, teve um papel decisivo quando o sindicato barrou a tentativa do então governo neoliberal de acabar com a carreira estatutária do magistério estadual. Na época, Lemos fez greve de fome junto com mais seis educadores. Este ato resultou na retirada, da Assembleia Legislativa, do Projeto de Lei que privatizava a educação. Teve uma atuação fundamental nas conquistas dos planos de carreira dos professores (2003) e dos funcionários de escolas (2008). Como coordenador do Fórum das Entidades Sindicais (FES), Lemos também desempenhou um importante papel na defesa, e conquista, de direitos dos servidores públicos estaduais. Contribuiu com a criação da lei da data-base, que foi instituída para o mês de maio, e também para o fim do desconto previdenciário dos aposentados.

Como deputado estadual, o Professor Lemos fez do seu mandato uma ferramenta na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras na Assembleia do Paraná. Seu ingresso na Casa Legislativa ocorreu em 2009, quando assumiu como suplente. Em 2010, concorreu a uma vaga e foi eleito com 48.801 votos. Contribuiu na fiscalização dos atos dos poderes Executivo e Judiciário, apresentou projetos de lei e ajudou a aprovar leis de interesse público. Ele também promoveu debates relevantes na Assembleia, através de audiências públicas e seminários. Em 2014 foi reeleito. Em 2018 conquistou mais um mandato com uma expressiva votação: 84.892 votos, foi o terceiro deputado mais votado do estado. Em 2022, foi o deputado do Partido dos Trabalhadores mais votado e terceiro parlamentar do estado com 119.915 votos.

Além disso, apoiou e acompanhou negociações de várias categorias do funcionalismo estadual com o governo do Estado. Outro aspecto do trabalho de Lemos é a defesa dos movimentos sociais de mulheres, negros, juventude e LGBTI. Atua na defesa da educação pública de qualidade, agricultura familiar e camponesa, economia solidária, comunidades tradicionais, reforma agrária, segurança pública, assistência social e acesso a moradia.

Lemos luta pela igualdade de oportunidades, pela justiça, pela dignidade. Ele acredita firmemente que cada um de nós tem um importante papel na criação de uma nova sociedade, fundamentada no respeito ao próximo e na concretização do ideal de solidariedade, nos quais embasou sua prática de vida. E para fortalecer esta luta, precisamos, sempre, daqueles que fazem a diferença. E Lemos faz.