Home

Parlamentares

Deputado Federal

Bibliografia


A história de vida do Professor Lemos é marcada pela defesa da classe trabalhadora. Por onde passa, contribui para a construção coletiva de uma sociedade justa e igualitária.

Quando jovem ingressou nos movimentos sociais. Em Nova Aurora, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques, participou da pastoral da juventude rural, foi líder estudantil, presidente da associação de agricultores, dirigente da associação de moradores, funcionário de escola, professor e diretor.

Filiou-se a APP-Sindicato ao ingressar na Rede Estadual. Casou com a professora Tereza Lemos e mudou com a família para Cascavel. Lá foi eleito presidente do Núcleo Sindical da APP-Sindicato.

Em novembro de 1998, o governo neoliberal de Jaime Lerner tentava aprovar o PLADEP - Plano de Carreira - que acabaria com a carreira estatutária dos professores. A APP-Sindicato lutava e depois das possibilidades de negociação esgotadas, o Professor Lemos e sete companheiros fizeram greve de fome dentro da Assembleia Legislativa, derrotando o PLADEP.

Lemos em manifestação da App-Sindicato na Praça Santos Andrade em 2003.

Por duas gestões foi eleito presidente da APP-Sindicato e obteve importantes conquistas com os trabalhadores em educação, como os Planos de Carreira dos Professores e dos Funcionários. Atuou também no Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública e coordenou o Fórum dos Servidores Públicos do Estado por seis anos, quando da criação da Data Base e o fim do desconto da previdência dos aposentados.

Em 2009, exerceu o Mandato de Deputado Estadual. Nesse período, apresentou mais de 40 propostas, entre elas projetos de lei, projetos de lei complementares e propostas de emenda constitucional que buscaram melhores condições de vida para os paranaenses.

Em 2010, Professor Lemos foi eleito Deputado Estadual pelo Partido dos Trabalhadores com 48.801 votos.