Home

Parlamentares

Deputada Federal

Biografia


Gleisi Helena Hoffmann é curitibana, filha de Júlio Hoffmann e de Getúlia Agueda e tem três irmãos: Bertoldo, Juliano e Francis. Viveu sua infância e adolescência no bairro Vila Lindóia, em Curitiba. Estudou nos colégios Nossa Senhora da Esperança e Nossa Senhora Medianeira. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e é pós-graduada em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira. Casada com o bancário Paulo Bernardo, Gleisi é mãe de um casal de filhos: João Augusto e Gabriela Sofia.

Gestora experiente e parlamentar atuante, Gleisi Hoffmann participou dos movimentos populares, foi secretária municipal, secretária estadual, diretora financeira da Itaipu Binacional e ministra-chefe da Casa Civil, um dos cargos mais importantes do Governo Federal, que coordena o trabalho de todos os ministérios.

No Ministério, Gleisi foi responsável pelo êxito de ações e programas federais implantados no Paraná, como o Mais Médicos, o Minha Casa, Minha Vida, o Prouni, o Fies, as creches do Proinfância, a recuperação de rodovias e a expansão dos Institutos e Universidades Federais, entre outras conquistas reais que fazem parte da vida dos paranaenses.

Foi eleita senadora da República em 2010 com mais de três milhões de votos, e são de autoria de Gleisi o projeto de decreto legislativo que acabou com o 14º e 15º salários de senadores e deputados federais, e também o projeto de lei que amplia o acesso das donas de casa de baixa renda aos benefícios da previdência social.

Nas eleições de 2018 foi eleita deputada federal com 212.513 votos e reeleita em 2022 para mais um mandato na Câmara Federal com um total de 261.247 mil votos. Com votação expressiva, ela foi a segunda candidata mais votada no Paraná.