Home

Parlamentares

Deputado Estadual

Bibliografia


Péricles de Holleben Mello é engenheiro civil, urbanista e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980/1981), com especialização em economia política na Alemanha (1987).
Em 2010, foi eleito para o quarto mandato de deputado estadual, pelo PT, com 48.806 votos. Péricles recebeu votos em mais de 300 municípios. É representante da região dos Campos Gerais, da região Centro Sul, do Litoral do Paraná, com ações também no Oeste e na Região Metropolitana de Curitiba.

Péricles foi líder estudantil e sua militância sempre esteve ligada aos movimentos populares. Em 1980, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores no Paraná e no Brasil. Foi duas vezes vereador (1988 e 1992) e prefeito de Ponta Grossa na gestão 2001/2004.
Na Assembleia Legislativa do Paraná, é presidente da Comissão de Cultura. Na legislatura de 2007 a 2011, Péricles presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, período em que defendeu intensamente a educação pública de qualidade e melhores condições de trabalho para o professor da rede estadual, assim como, atendeu as reivindicações dos professores do ensino público superior.

O deputado também se engajou na luta pelo direito aos diplomas de mais de 35 mil professores paranaenses, que concluíram o Programa de Capacitação para a Docência, ofertado pela Faculdade Vizivali, e que, após muito trabalho, está sendo solucionado.

Péricles concentra sua atuação política em três princípios: distribuição de renda, participação popular e construção da cidadania, sempre voltado a propor leis de interesse popular.

O deputado também apoiou os projetos de informatização da Casa e na implantação da TV Sinal, assim como, todas as medidas tomadas para dar mais transparência à Assembleia.